Brinquedoteca

O ESPAÇO IDEAL

Por que as crianças gostam tanto das brinquedotecas? Simples. Porque elas são convidativas e atraem de imediato os olhares dos pequenos. Este espaço deve ser colorido tanto nas pinturas quanto na decoração e precisa ter tudo que elas gostam como brinquedos, livros, espaço para pinturas, desenhos e video.

Onde podemos montar uma brinquedoteca?

A brinquedoteca pode ser montada em diversos locais como escolas, lanchonetes, lojas de livros, restaurantes ou até mesmo em algum cantinho da sua casa. Aliás, para quem tem filho, ter uma brinquedoteca em casa estimula o desenvolvimento e auxilia na organização dos pertences dos pequeninos.

Se você resolver fazer uma brinquedoteca, observe os cuidados com a segurança do local, como vedar todas as tomadas, as mesas não podem ter quinas (prefira as arredondadas), de preferencia escolha locais mais arejados e iluminados e se tiver janelas elas precisam de grades de proteção.

Para quem gosta de decoração essa é uma ótima oportunidade de explorar diversas possibilidades que a sua imaginação puder criar. Pois o  mundo da criança é mágico e quanto mais você brinca com as cores e desenhos, mais convidativa ela se torna. Tenha um cuidado maior com os móveis para que sejam adequados com o tamanho das crianças. 

Quando a brinquedoteca estiver pronta, peça ajuda aos pequeninos para escolher os livros, os brinquedos e tudo que eles utilizarão neste espaço, pois este momento é muito importante. Saber onde estão os brinquedos e todos os objetos os ajudarão a terem responsabilidade para guardá-los após a diversão. 

Aqui estão algumas fotos de exemplos para este espaço tão especial. Agora é só usar a criatividade: 

Utilize peças coloridas.
Nas janelas utilize grades de proteção.
Móveis adequados ao tamanho da criança.
Utilize temas para decorar sua brinquedoteca.
Olha que detalhe legal na parede. Foi colocado o alfabeto e os números em contraste.

Autor: Marilia Seixas. Pedagoga Licenciada em Educação Infantil pela FSBA- Faculdade Social da Bahia.

Quem tiver perguntas ou dicas que queiram compartilhar conosco é só postar um comentário.  

Equipe Mundo do Saber



Comentários

  1. Adorei as dicas! Principalmente porque o lúdico desenvolvido na brinquedoteca contribui imensamente para o desenvolvimento da criança. Parabéns pelo post!
    Também tenho um blog relacionado à Educação, caso queira conhecer, ficarei feliz com sua visita: www.comoeuaprendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá! Sou proprietária de um Complexo Esportivo na zona sul de POA, onde circulam em torno de 200 pessoas/dia. Muitos pais levam seus filhos. Diante disso, estamos disponibilizando espaços para locação a fim de termos uma brinquedoteca no local. Os interessados, favor entrar em contato. Nosso site: www.mapsports.com.br
    Att. Isabella Barin

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas