Trabalhando com o lixo
Uma das principais causas da degradação progressiva do meio ambiente são os padrões insustentáveis de consumo e de produção – em especial, os dos países desenvolvidos, que agravam a pobreza e acentuam os desequilíbrios sociais. Isso quer dizer que a cada dia aumenta o abismo existente entre os altos padrões de consumo de uns poucos, enquanto outros sequer têm as suas necessidades básicas atendidas.
O estímulo ao consumo   desenfreado, associado à cultura do descartável, acaba gerando pressões   ambientais (uma delas, o acúmulo de lixo) e com isso a necessidade  crescente de  eliminação desses resíduos.
Esses problemas exigem  de  toda a humanidade uma tomada de consciência e mudanças de comportamento  para  garantir padrões mais equilibrados de produção e de consumo que ao  mesmo tempo  sejam responsáveis por uma vida melhor para todos, com o  menor impacto possível  para o planeta.
Essa preocupação mundial   sobre a conservação e a gestão de recursos não deve impedir o  desenvolvimento  de países e nações, mas precisa levar em conta aspectos  sociais, ambientais e a  promoção da saúde humana.
Já há algum tempo,   professores e alunos vêm trabalhando com a coleta seletiva do lixo, com   estímulo à reciclagem e ao reaproveitamento. No entanto, a produção de  resíduos  e sua eliminação devem contemplar a vida do cidadão comum,  passar pelas  indústrias, sem esquecer os compromissos dos governos  locais com a causa  global.
Dicas de Atividades
CADA UM E  O SEU LIXO
Nem sempre  a gente tem  noção da quantidade e da variedade de lixo que produz, tanto   individualmente quanto em grupos: em casa, na escola, no clube, numa  festa de  São João etc.   
Para esta  reflexão, você  deve combinar com seus alunos que recolham em suas casas o lixo  que lá  produzem, durante o fim de semana. 
Na data marcada, todos  devem trazer  para a escola o seu lixo para ser pesado e classificado.  Em tempo: o lixo  poderá ser orgânico ou inorgânico, mas aqui vamos  trabalhar apenas com o  inorgânico.
Para  começar, que tal  pesquisarmos a diferença entre um e outro? Para uma boa  avaliação, você  poderá criar uma tabela com o nome de cada aluno na vertical e,  na  horizontal, algumas variáveis:
             - o peso ou o volume do lixo de cada um;
- a classificação desse lixo (copos? pontas de lápis? jornal velho?)
- o que cada família faz com este lixo, para onde ele vai?
As  soluções encontradas para se desfazer do lixo podem gerar sérios impactos  ambientais!
DEZ PASSOS PARA UM DIA  SUSTENTÁVEL
Sustentabilidade é um   termo originado da expressão “desenvolvimento sustentável”, que consiste  na  possibilidade de “prover o melhor para as pessoas e para o ambiente  tanto agora  como para um futuro indefinido” (Fonte: Wikipedia).
Responda para avaliar se o seu dia-a-dia  é sustentável:
             - Quanto tempo a torneira da pia fica aberta quando você escova os dentes?
- No banho, você fecha a torneira do chuveiro enquanto se ensaboa ou aplica o xampu?
- Quando é necessário subir para chegar aonde mora, você usa: escadas, elevador, mototáxi, carro?
- Você anda mais de carro ou de ônibus?
- Você usa copos plásticos descartáveis na escola ou em casa?
- Você aproveita o verso de folhas de papel para escrever bilhetes ou anotar informações? Costuma imprimir mensagens eletrônicas?
- Você se alimenta de produtos orgânicos e evita carne animal?
- Se houver na sua casa chuveiro elétrico, você costuma tomar banho nos horários de pico de consumo de energia (das 18 às 21h) ou em horários alternativos?
- Você reutiliza a água do ultimo enxágüe da maquina de lavar, ou do tanque, para lavar pisos e calçadas?
- Costuma dormir com a televisão ligada
PARA ONDE  VAI CADA TIPO DE LIXO?
O que é  feito com a  quantidade enorme de lixo produzida pelo seu bairro, sua cidade  etc.,  de modo a não gerar novos problemas para o meio ambiente?
O que é feito, ou deveria ser feito com:
             O que é feito, ou deveria ser feito com:
- as garrafas pet, as latinhas de bebidas, copos descartáveis, pontas de cigarro, papéis em geral: de bala, folhetos de propaganda política, de imóveis, produtos promocionais de supermercados etc.?
Há ainda  quem pense que  “água lava tudo, menos língua de gente faladeira” e assim se  utilize de  um rio, lago ou lagoa próximos, da praia etc., e transforme esses   espaços em uma verdadeira lata de lixo, sem saber o mal que isso causa a  sua  vida e à saúde do planeta!
FONTE: MULTIRIO, Revista NÓS  DA ESCOLA. Coleção Gira Mundo nº 51 – 2007



Comentários
Postar um comentário