Onde estudar?
Hoje, abordaremos um tema difícil e polêmico. Qual a escola mais adequada para seu filho?
Todo mundo sabe o quanto é importante a frequência na escolinha ou creche, e que os efeitos positivos são inumeros para seu desenvolvimento, pois quando bem estimulada a criança avança na sua capacidade motora, na forma de se relacionar e trabalhar seus sentimentos e emoções, mas quais os critérios que devemos priorizar na hora de escolher onde nosso filho vai estudar?
1- Como entender a proposta pedagógica da escola?
Tarefa dificil, pois exige um certo conhecimento dos conceitos pedagógicos, que de forma geral são de três tipos: a tradicional, que prioriza a disciplina e cumprimento de regras; a lúdica, que tem como foco brincadeiras com pouca preocupação pedagógica e a socioconstrutiva que é forte em planejamento de situações de apredizagem e que há conteudo para cada faixa etária. Quando for conhecer a escola, peça pra conhecer qual é a proposta pedagógica, conhecer a filosofia de ensino da escola e o que isso significa. Anote algumas perguntas que pode fazer:
Qual a proposta educativa? E como a equipe se organiza para cumpri-las?
Como a pré-escola trata a questão de alfabetização? Vai alfabetizar? Quais métodos?
Um ponto importante também é conhecer outros pais de alunos que frenquentam a escola e converse sobre o que eles acham sobre o método de ensino.
Mas em qualquer um dos projetos escolhidos observe se o trabalho é realizado com valores, cooperação e respeito às diferenças, e quanto mais próximos aos da sua familia melhor.
2- Como devem ser os professores da escolinha?
Nos dias de hoje não basta saber cuidar e gostar de criança, o professor do pré-escolar de hoje precisa ter formação e preparação adequada, dominar teoria do desenvolvimento humano. que ajuda a compreender a lógica infantil, as necessidades e especificidades de cada criança.
Ao conhecer a escola peça pra conhecer o professor, veja como ele se expressa e como ele se relaciona com a turma.
Uma dica da pedagoga Adriana Oliveira é observar se a professora olha para todas as crianças e se tem uma relação verbal com elas todas em vez de centralizar sua atenção em apenas algumas.
3- Como deve ser o espaço físico da escola?
Segurança é um item importante. Preste atenção se a escola tem escadas com grade de proteção e corrimão ou, melhor ainda, se opta por rampas, se as janelas de andares superiores têm telas, se as tomadas são cobertas e os produtos de limpeza mantidos fora de alcance dos pequenos. As cores dos espaços devem formar uma coerência visual: portas de uma cor, paredes de outra. As salas precisam ser arejadas e contar com passagens para um solário ou jardim, além de banheiros e trocadores por perto. Por fim, o ideal é que os ambientes disponibilizem materiais, como fantasias, brinquedos e livros ao alcance das crianças para que elas possam fazer escolhas.
4- A pré-escola tem proposta atual?
5- O que contempla um curriculo da pré-escola?
Nem todas as escolas trabalham da mesma forma, por isso os pais precisam sempre conhecer o projeto político pedagógico (também chamado de proposta pedagógica) de cada escola e ver qual combina mais com a educação que eles esperam para o seu filho. É importante saber que o MEC traçou diretrizes educacionais com a finalidade de orientar o trabalho das escolas. Segundo essas diretrizes, a Educação Infantil deve trabalhar com linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade, movimento, artes e música, além da questão da formação pessoal e social (desenvolvimento da identidade e da autonomia). A forma como as escolas contemplam esse conteúdo em seus currículos varia muito. Algumas trabalham com projetos pedagógicos que articulam as áreas do conhecimento e surgem a partir de uma necessidade da turma. Outras escolas trabalham com programações mensais e usam material de apoio fornecido pelo MEC. Informe-se na diretoria da escola.
6- Quantas crianças há na sala de aula?
Na Educação Infantil, ensino de qualidade é sempre associado a salas com turmas pequenas e bem atendidas pela professora. O Conselho Nacional da Educação estabelece um limite de crianças por educador, de acordo com a idade:
--> 0 a 2 anos: máximo de 8 crianças por educador
--> 3 anos: máximo de 15 crianças por educador
--> 4 e 5 anos: máximo de 20 crianças por educador
Mas atenção: o Conselho determina também que crianças de zero a três anos precisam de um espaço de 1,5 metro em sala de aula e crianças de 4 e 5 anos, de um espaço de 1,2 metro. Algumas escolas optam por colocar uma ajudante de sala para auxiliar o professor nos cuidados com as crianças, mas não é obrigatório.
7- Como deve ser a troca de informações entre a escola e os pais?
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