Romero Britto para crianças
EXPLORANDO ROMERO BRITTO
ROMERO FRANCISCO DA SILVA BRITTO
Aos 8 anos, um garoto pernambucano chamava a atenção na escola onde estudava, em Recife. Além de decorar cadernos com desenhos coloridíssimos, passava horas no quintal de sua casa criando.
Aos 8 anos, um garoto pernambucano chamava a atenção na escola onde estudava, em Recife. Além de decorar cadernos com desenhos coloridíssimos, passava horas no quintal de sua casa criando.
Sucata, papelão e jornal serviam de suporte para suas pinturas. E ele adorava ganhar de presente livros de arte.
Romero Britto, Como hoje é conhecido, nasceu em Recife, Pernambuco, em 06 de outubro de 1963. Aos 14 anos fez sua primeira exibição pública e vendeu seu primeiro quadro à Organização dos Estados Americanos. Embora encorajado por este sucesso precoce, as circunstâncias modestas de sua vida o motivaram a estabelecer metas e a criar seu próprio futuro. Ganhou uma bolsa de estudos para o curso de Direito, mas abandonou para mudar-se para Miami – USA, lá foi lavador de carros, cortou grama e trabalhou numa lanchonete fazendo sanduíches, trabalhava durante o dia e pintava a noite.
Infância Humilde
Romero Britto, Como hoje é conhecido, nasceu em Recife, Pernambuco, em 06 de outubro de 1963. Aos 14 anos fez sua primeira exibição pública e vendeu seu primeiro quadro à Organização dos Estados Americanos. Embora encorajado por este sucesso precoce, as circunstâncias modestas de sua vida o motivaram a estabelecer metas e a criar seu próprio futuro. Ganhou uma bolsa de estudos para o curso de Direito, mas abandonou para mudar-se para Miami – USA, lá foi lavador de carros, cortou grama e trabalhou numa lanchonete fazendo sanduíches, trabalhava durante o dia e pintava a noite.
Infância Humilde
“Na condição de criança pobre no Brasil, tive contato com o lado mais sombrio da humanidade. Passei a pintar para trazer luz e cor para minha vida.
Minha família era muito pobre. Éramos nove irmãos e não tínhamos dinheiro para nada. Criar era um refúgio: eu pintava um mundo colorido, diferente do meu.”
Minha família era muito pobre. Éramos nove irmãos e não tínhamos dinheiro para nada. Criar era um refúgio: eu pintava um mundo colorido, diferente do meu.”
Estilo
Suas obras é uma mistura da Pop Art com o Cubismo de Picasso. A Pop-Art é um estilo artístico que surgiu no final dos anos 50 e está baseado no reprocessamento de imagens populares e de consumo, estando intimamente ligado ao trabalho publicitário.
O artista usa textura gráfica na maioria de suas obras, que tratam de assuntos importantes para o dia-a-dia. Elas têm um traço único e exclusivo – qualquer pessoa, ao visualizar um trabalho de Romero Britto, sabe que aquela obra leva sua assinatura.
Dono de um traço quase infantil, usa cores vibrantes e imagens do cotidiano, Britto produz pinturas a óleo explorando formas geométricas ou figuras de sua preferência, como corações ou animais.
Faz sucesso justamente porque sua obra dá vida a qualquer espaço ou objeto.
“...O vocabulário que uso na minha Pintura é um vocabulário universal. A minha inspiração vem de todo universo que faço parte.” R. Britto.
Sua inspiração vem das coisas simples. Transforma tudo em pura alegria, cor, sentimento. É por isso que agrada a tanta gente diferente. Mas diz que aprendeu muito com os livros.
Projeto
Objetivo: Despertar nas crianças o interesse pela apreciação de imagens artísticas, descobrindo suas linhas, formas e cores. Se inspirar nestas imagens para manifestar espontaneamente suas expressões e impressões.
Justificativa: O artista foi escolhido pela alegria expressa através das cores e formas de suas obras. Poder contribuir para a capacidade de “Ler o Mundo” com sensibilidade e criatividade. Identificando e explorando os elementos que fazem parte de seu entorno, podendo expressá-lo de forma artística.
A criança só poderá conhecer as características e propriedades de um objeto se interagir com o mesmo.
Justificativa: O artista foi escolhido pela alegria expressa através das cores e formas de suas obras. Poder contribuir para a capacidade de “Ler o Mundo” com sensibilidade e criatividade. Identificando e explorando os elementos que fazem parte de seu entorno, podendo expressá-lo de forma artística.
A criança só poderá conhecer as características e propriedades de um objeto se interagir com o mesmo.
Seqüência de Atividades:
-Releitura (apreciação e reflexão)
-Contextualizar as apreciações, falando um pouco da biografia do autor e principais características de suas obras.
-Apresentação da obra “Borboleta”, que dará introdução ao projeto, intermediando com o projeto anterior.
-Ir apresentando uma obra a cada semana
-Desenhos espontâneos das obras
-Explorar as imagens questionando vários aspectos (intercalando-os):
O que acharam da imagem?
Do que mais gostaram?
Quais cores usou?
O que talvez o artista pretendesse expressar naquela obra, no momento da criação?
Como será que o artista se sentia no momento de criação daquela obra?
Qual sentimento a imagem nos transfere?
Romero gostava muito de “enfeitar” suas obras, quais figuras ele usava para isso?
-Exploração de pinturas livres (explorando as cores, formas, texturas, espaço e instrumentos)
-Pinturas com as mãos, dedos e outros instrumentos: trincha pincel, escova de dente e rolinho. (explorando texturas, formas, cores)
-Suporte: Jornal e papelão - Disco de pizza, caixas de papelão, bandeja de frutas (explorando espaço, cores, formas, linhas)
-Pintura no azulejo (explorando cores, formas, texturas e espaço)
-Pintura com giz no chão e na parede -muro da escola- (explorando linhas e espaço)
O que talvez o artista pretendesse expressar naquela obra, no momento da criação?
Como será que o artista se sentia no momento de criação daquela obra?
Qual sentimento a imagem nos transfere?
Romero gostava muito de “enfeitar” suas obras, quais figuras ele usava para isso?
-Exploração de pinturas livres (explorando as cores, formas, texturas, espaço e instrumentos)
-Pinturas com as mãos, dedos e outros instrumentos: trincha pincel, escova de dente e rolinho. (explorando texturas, formas, cores)
-Suporte: Jornal e papelão - Disco de pizza, caixas de papelão, bandeja de frutas (explorando espaço, cores, formas, linhas)
-Pintura no azulejo (explorando cores, formas, texturas e espaço)
-Pintura com giz no chão e na parede -muro da escola- (explorando linhas e espaço)
Foto: Juliana Motzko do blog Ateliê de Artes Visual
Texto de Elaine Faria
No final do mês,a escola pela qual leciono fará atividades de várias obras para exposição,e a turminha do infantil apresentará obras do grande Romero Brito,pois dia após dia fico mais encantada com a obra e as crianças então nem se fala... Parabéns amado,que as bençãos do nosso Criador continue sendo derramada poderosamente sobre sua vida...Sucesso!!
ResponderExcluirEu gostaria muito de saber como ele faz as suas pinturas
ResponderExcluirfazendo...heheheh...Ele tem uma relação com as formas geométricas...E ele faz com oq ele pensa
Excluirserá que você sabe a data em que foi pintada a obra "PAPAI NOEL"????
ResponderExcluirPor favor me respondam com urgência!!!
Obrigada
será que você sabe a data em que foi pintada a obra "PAPAI NOEL"????
ResponderExcluirPor favor me respondam com urgência!!!
Obrigada
Qual é a relação de Romero Britto com as pinturas?
ResponderExcluirQual é a relação de Romero Britto com as pinturas?
ResponderExcluirEu queria saber mais sobre a obra do peixe tenho um trabalho escolar e estou tendo dificuldades em achar ..me ajudem!!
ResponderExcluirEu queria saber mais sobre a obra do peixe tenho um trabalho escolar e estou tendo dificuldades em achar ..me ajudem!!
ResponderExcluirO gosto dele e a paixão deis de criança
ResponderExcluir