Matemática divertida
Antes mesmo de entrar na escola, muitas crianças já demonstram certa
familiaridade com alguns números, como os de sua casa ou os que aparecem
em produtos ou programas de TV que costumam consumir rotineiramente.
Por isso, ensinar primeiro a numeração de 0 a 10, depois seguir até o 20
e assim por diante é desconsiderar os conhecimentos prévios dos alunos,
o que só vai dificultar a compreensão dos conceitos que envolvem o
tema.
Assim, é importante que, desde a Educação Infantil, os pequenos
sejam levados a conhecer números de diferentes ordens de grandeza e
percebam as diversas situações de uso real desses números, mesmo sem
compreendê-los totalmente. A ideia é permitir que as crianças
estabeleçam relações entre eles e construam hipóteses acerca de suas
grandezas a partir da comparação. Para abordar o conteúdo em sala, há
várias estratégias, como recorrer a jogos, como bingo e batalha (em que
diversas cartas ou pedras numeradas podem ser divididas entre os
participantes e ganha aquele que estiver com o número maior).
Além
disso, é possível propor a observação de um calendário e de outros
quadros numéricos ou incentivar a resolução de problemas envolvendo o
sistema monetário. Além disso, vale fazer o registro frequente das
quantidades de elementos proporcionados por situações corriqueiras em
sala: os pontos de cada equipe numa disputa, a quantidade de crianças
presentes e os votos dados para a escolha de uma história ou atividade,
entre outros.
Comentários
Postar um comentário