A importância do estímulo na Educação Infantil
Hoje, o recado vai para nossas queridas professoras, que fazem deste blog um cantinho agradável de trocas e aprendizagens. Analisando um pouco sobre nosso cotidiano, em que muitas de vocês precisam trabalhar em duas escolas e dar conta de salas superlotadas, é que vamos falar sobre esse tema, para mim muito importante: o Estímulo na Educação Infantil.
Logo que nasce , o bebê começa a desvendar o mundo que o cerca. Uma
infinidade de informações novas estimulam o seu crescimento intelectual e
emocional. São esses estímulos que irão ajudar a tornar-se um adulto
confiante e feliz.
O QUE É ESTÍMULO?
Estímulos
são músicas, jogos , brincadeiras, conversas. São incentivos que ajudam
seu filho desde o Berçário a desenvolver-se melhor. E, mais importante
do que o tipo de estímulo, é a maneira com que o estímulo é oferecido,
ou seja, com carinho e paciência.
Para que a criança se desenvolva plenamente seu cérebro a estimulação
sensório perceptivo motora é de grande valia no processo de aquisição
de competências indispensáveis nas aprendizagens escolares…
Colocar a criança diante de situações que propiciem o contato com o mundo das sensações, levando-a para uma captação ativa do seu meio, transformando
experiência em aprendizagem e, esta em inteligência, são condições
fundamentais para o desenvolvimento e aquisição de conhecimento da
criança.
Segundo Gonçalves Apud Fonseca, 1993, p.89 … A
criança deve viver o seu corpo por meio de uma motricidade não
condicionada, em que os grandes grupos musculares participem e preparem
os pequenos músculos responsáveis por tarefas mais precisas e ajustadas.
Antes de pegar em um lápis, a criança já deve ter, em termos
históricos, uma grande utilização da sua mão em contato com inúmeros
objetos.
Ainda segundo Gonçalves, p.67, 68. … É o sentido que nos permite reconhecer os gostos
de substâncias colocadas sobre a língua. Nesta, estão localizadas as
papilas gustativas, que são estruturas compostas por células sensoriais
que transmitem ao cérebro informações que permitem identificar os gostos
básicos: o amargo, o azedo, o salgado e o doce. Esta percepção também é
capaz de evocar lembranças e recordações de experiências passadas,
diferenciando as prazerosas das não prazerosas.
Com relação a estimulação do sistema gustativo
existem inúmeras atividades e dinâmicas que podem ser feitas e assim
trabalhar o sistema gustativo. Um exemplo disso, pode ser a degustação
de um alimento. Como reconhecer o alimento através do paladar;
discriminar sabores; identificar diferentes sabores etc.
Sistema Olfativo - está associado a situações de
prazer e desprazer, e até mesmo as condições de sobrevivência,
considerado um meio de aprendizagem simbólica. Com relação a odores, o
nariz é o principal órgão receptor dos estímulos olfativos.
Estimulação do sistema olfativo - pode ser
desenvolvida de diversas maneiras, também com dinâmicas e atividades
interessante para as crianças, exemplo disso: conhecer diferentes
aromas; relacionar os cheiros iguais etc.
O Que é Sistema Proprioceptivo?!
É a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, a
força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em
relação as demais. Esse controle é mantido pela presença de estruturas neurais nas articulações, ligamentos e músculos. Estes recebem e enviam para o sistema nervoso central informações
sobre tensões, pressões ou distensões nas partes do corpo, para que o
cérebro decida como reagir para a manutenção do equilíbrio, nos dando a
possibilidade de regular nossos movimentos, ampliando sensações e
percepções corporais.
Saiba Como fazer a estimulação do Sistema Proprioceptivo: Através
de dinâmicas e atividades para explorar o próprio corpo em suas
habilidades físicas e motoras. Brincadeiras como no parque,
escorregador, balanços; deslocar-se em direção a objetos ou pessoas
desejadas; explorar e realizar com destreza progressiva os movimentos
refinados; demonstrar controle sobre o corpo em movimento; utilizar a
força e demonstrar resistência em brincadeiras que envolvam: subir,
descer, pendurar, empurrar e puxar, entre outras atividades…
Sistema Auditivo - o sistema auditivo é um canal
importante de aprendizagem, pois é por meio dele que se recebe uma
infinidade de sons, principalmente das vozes humanas, reagindo a elas e
discriminando-as, este aspecto é fundamental para o reconhecimento do
mundo.
Saiba como fazer a estimulação do sistema auditivo…
Através de atividades e dinâmicas que desenvolvam a audição apurada e
sensível. Um exemplo disso: identificação da voz do amigo; utilizar CDs
com orquestras para identificar cada som produzido; orientar-se pela
presença do som; escutar e identificar sons da cultura; andar conforme o
ritmo da música etc.
Sistema Visual - este canal sensorial, composto
principalmente pelos olhos, constitui-se no mais eficiente, veloz,
preciso e perfeito canalizador de informações do qual dispõem o ser
humano. A percepção visual é a via de relação entre o indivíduo e seu
ambiente. É a capacidade de receber as impressões sensoriais captadas do mundo
exterior e do próprio corpo e discriminá-las, selecioná-las e
identificá-las, relacionando-as com as experiências anteriores ou
similares, e reconhecendo-as. Por meio da estimulação visual, a criança vai conhecendo o mundo dos objetos e das pessoas, criando-o através das imagens.
Dicas de como fazer a estimulação visual… Com
dinâmicas e atividades que geram curiosidades e interessantes. Exemplo
disso: Atividade com caixas surpresas; Dominó das cores para relacionar
cores iguais ou identificar a forma e a posição das figuras;
Brincadeiras com o espelho; Explorar e utilizar os movimentos que exijam
coordenação viso manual: como: brincar de lançar e encaixar bambolês
nos tambores; acertar o alvo etc.
Sistema Tátil - Os receptores da sistema tátil estão localizados na pele e fornecem
dados para defesa e discriminação, que informam para o Sistema Nervoso
Central sobre qualidade dos objetos ( textura, consistência, peso,
tamanho, volume, temperatura). As sensações táteis influenciam diretamente as reações ao ambiente,
uma vez que, de conduta rápida, esses estímulos alertam o Sistema
Nervoso Central sobre os perigos e as condições ambientais. O contato
com a pele, a manipulação de objetos diferenciados, as variações de
temperatura ou os estímulos dolorosos sensibilizam os receptores táteis.
O Tato é um canal de aprendizagem extremamente refinado.
A estimulação tátil pode ser feita através de... dinâmicas e atividades
que seguem: explorar e realizar com destreza progressiva os movimentos
refinados; fabricação e manuseio de massinha de modelar; Compreender
estímulos recebidos ampliando a capacidade de percepção pelo contato
físico; Explorar diferentes texturas etc
Deixe seus alunos manipularem diferentes tipos de materiais, convencionais ou não. Sempre deixando o aluno livre para experimentar. Aqui estão mais algumas opções:
Comentários
Postar um comentário